SAÚDE, BEM ESTAR E AUTOIMAGEM
- Fabrizio Marangoni
- 14 de set. de 2020
- 3 min de leitura

Como se sentir melhor?
Hoje começo uma nova série de artigos aqui. Gostaria de apresentar as nove áreas da vida que todo ser humano tem e que deve dar atenção, de forma a pensar em definir o que é importante para si mesmo nessa área e ainda buscar sempre alguma melhoria e um equilíbrio entre todas as áreas.
A ferramenta Roda da Vida é bem usada no processo de Coaching e eu adaptei a ferramenta de acordo com a minha experiencia de anos de atendimento e ainda a necessidade de muitos de meus clientes. Em termos de autoconhecimento e autodesenvolvimento, conhecer essas áreas ajuda muito. Vamos a elas.
A cada semana, irei compartilhar com você diferentes perspectivas sobre um mesmo tema. Hoje vamos falar sobre Saúde, Bem Estar e Auto Imagem.
Para começar, perguntei para três pessoas diferentes o que para elas significa este tópico. Confira o que cada uma delas disse:
Eu trabalhava em uma multinacional. Não era meu emprego dos sonhos, mas pagava as contas e ainda sobrava para curtir as férias com a família no final do ano. Por muito tempo, aquilo fazia sentido para mim até que fui transferido de departamento e comecei a ter problemas com meu novo chefe. Fui levando como pude, mas chegou um momento em que em não conseguia me levantar para ir trabalhar. Eu chegava à porta do trabalho e já tinha dor no estômago. No domingo a noite, mal conseguia dormir com a ansiedade de uma nova semana começar. Pior ainda era quando eu via uma propaganda da empresa na TV e uma sensação ruim já tomava conta do meu corpo. Fui ao médico várias vezes. Minha reclamação era sempre a mesma: dores no corpo, na cabeça, dificuldade para respirar, sono leve, irritação etc. Para mim, saúde e bem estar é poder dormir bem, é conseguir desconectar do trabalho quando preciso e viver a minha vida como um todo. Resolvi pedir demissão pois consegui perceber o quanto mal eu estava me deixando ficar e como aquilo poderia impactar ainda mais seriamente a minha vida se permanecesse lá. K 38 anos analista financeiro.
Quando escolhi trabalhar com fisioterapia, buscava algo que fizesse bem aos outros, mas que também me deixasse feliz. Ver a recuperação de um paciente é algo que não tem preço para mim. Quando você me pergunta sobre autoimagem, é nisso que penso: propósito. É me ver como alguém que está ajudando o outro após um momento difícil. Pensar nisso me faz bem, me faz me sentir bem. J 25 anos fisioterapeuta.
Começo meu dia meditando, depois vou correr um pouco na rua, volto para casa, tomo um banho e vou trabalhar. Isso para mim é qualidade de vida. Não foi sempre assim, mas consegui aos poucos entender o que me faz bem e como encaixar isso na minha rotina. Ter esses rituais no início do dia me ajuda a estar mais focado e alerta durante o resto do dia. Entendi que essa rotina é muito pessoal. Tentei levar minha esposa a fazer o mesmo e quase sempre acabávamos brigando. Essa era a minha vibe, não a dela. Entender que cada um tem o seu conceito do que é bem estar também ajudou nesse processo. Hoje ela dorme umas horas a mais e eu corro pelas ruas. Ambos estamos felizes com isso. G 32 anos jornalista.
E para você, o que é Saúde, Bem Estar e Auto Imagem? Deixe seu depoimento aqui nos comentários.
Comentários